Características do primeiro medidor de nível ultrassônico com sonar não intrusivo:
- Diferencial: A medição não intrusiva se mostra verdadeiramente eficiente, pois realiza a detecção de baixo para cima, não sendo afetada pela “nuvem” característica dos produtos em estado gasoso/liquefeito.
- Facilidade de instalação e remoção: O contato com o fluido não é necessário, muito menos perfurar o tanque, para instalação basta posicionar a sonda (magneto) no tanque e aplicar o produto vedante.
- Segurança, instalação em produtos nocivos: Ideal para instalações onde não se deseja contato com o produto, devido a sua agressividade, riscos (temperatura, pressão, etc…), acesso difícil, etc… Seguro para qualquer líquido, instalação e qualquer tanque de processo, inclusive estanque (selado).
- Preservação da qualidade de integridade do processo: Ideal para instalações onde não se deseja contato com o produto, devido a contaminação do processo e do produto final, garantia da qualidade.
- Custo mínimo de instalação e ausência de perdas operacionais: Instalação rápida e com tanque em serviço, sem soldas, flanges, adaptações ao tanque e paradas operacionais.
- Livre de Manutenção e procedimentos de testes simplificados: Resulta em maior disponibilidade operacional e menor risco ao funcionário / contratado.
- Vida útil prolongada: Por não apresentar partes móveis e não ter contato direto com o produto, tem alta durabilidade.
- Facilidade de operação e sem manutenção: Auto-diagnostico e auto-verificação.
- Display digital, com barra gráfica e com sensor de temperatura integrado.
- Facilidade de comunicação de dados, configuração e calibração via software gratuito.
- Sonda e processador certificados para área classificada.
- Alta Precisão 0,1%.
Princípio de funcionamento:
O Medidor de nível ultrassônico não intrusivo, com sonar variante é instalado na chapa inferior do tanque (Bullet), com uma sonda especial obtêm o sinal sonar e realiza medições de temperatura que permite o processamento do sinal do sonar. O instrumento detêm tecnologia especializada em processamento de ondas de sonar, através do método patenteado pela SK, o valor de nível é calculado e disponibilizado o sinal para a unidade de indicação remota, as informações são transmitidas ao centro de monitoramento através de diversas opções de saída e protocolos de comunicação, tais como: saída analógica (4-20)mA, RS-485, Ethernet (em breve), Wi-fi (em breve), Bluetooth, infrared, Hart, MODBUS, permitindo o monitoramento online.
Formula de determinação do nível:
H=v*t*a/2
H: Nível Líquido.
a: Coeficiente de correção.
v: Velocidade de propagação do Sonar no líquido.
t: Tempo de retorno da onda sonar .
O sinal ultrassônico é transmitido a partir da sonda de fundo, até atingir a superfície do líquido, o echo do sinal retorna a origem. Os sinais do transdutor alimentam um processador, a partir dai o sinal é tratado por um algoritmo patenteado, proprietário de forma a calcular o tempo de propagação (t), em consequência disso o valor do nível liquido é determinado, conforme figura abaixo: