O sistema é composto de 3 componentes, um sensor de interface (pode ser aplicado a petróleo/agua, nafta/agua ou qualquer produto com outra interface), um sensor de impedância tipo anel e uma unidade eletrônica de controle.
O sensor de interface (Bar probe) mede o nível de água no tanque (independente da viscosidade e borra), este sensor interligado na unidade de controle (MIQ), transmite o nível de água através de sua saída 4-20 m.A unidade de controle possui 2 contatos simples que podem ser programados.
O sensor tipo anel (ring probe), fica instalado no dreno do tanque com a função de identificar o produto que passa pelo dreno (Nafta, Óleo, agua, etc…)
O sistema é configurado para operar da seguinte forma: programamos um nível limite de agua no tanque, uma vez que este nível seja atingido acionará um contato no na unidade de controle (MIQ), que abrirá a válvula de drenagem , a partir deste momento a ring probe irá verificar qual produto está passando pelo dreno. No momento que o ring probe verificar o primeiros traços de óleo ou nafta pela ring probe o valor da impedancia é alterada, desta forma a válvula de drenagem é fechada impedindo a contaminação do meio ambiente, em paralelo a drenagem pode ser monitorada continuamente através da Bar probe.
Principais vantagens:
1 – Aumento da capacidade operacional do tanque
2 – Maior segurança nas operações, considerando que não haverá intervenção humana.
3 – Maior segurança em relação ao meio ambiente.
4 – Simplicidade operacional, visto que a agua drenada vai estar limpa.A X62T-MIT – Interface de temperatura é uma versão especial da X62T-HART. O protocolo Honeywell-Enraf 862 MIT substitui o protocolo HART.
Produtos que compõem o sistema de drenagem automática:
1 – Unidade Eletrônica de Controle – Mipromex – MIQ
2 – Sensor de Interface – Bar Probe
3 – Sensor tipo Anel – Ring Probe
Documentos: